Subítens do Princípio 3
a. O Oceano exerce um controle fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas. Transporta energia e domina os ciclos da água e do carbono, moderando as oscilações de temperatura e mantendo a estabilidade da composição da atmosfera.
b. O Oceano absorve muita da radiação solar que atinge a Terra e libera calor através da evaporação de grandes quantidades de água, impulsionando a circulação atmosférica. Na atmosfera a condensação deste vapor de água origina as nuvens e a precipitação. A condensação da água que evapora dos mares quentes fornece a energia que origina furacões e ciclones.
c. A Oscilação Sul – El Niño provoca importantes alterações nos padrões atmosféricos a nível global, pois influencia a forma como, no Pacífico, o calor é liberado na atmosfera.
d. A maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano nas zonas tropicais.
e. O Oceano controla o ciclo do carbono da Terra. Metade da produção primária na Terra se origina nas camadas do Oceano iluminadas pelo sol, e o Oceano absorve cerca da metade do total de dióxido de carbono lançado na atmosfera.
f. O Oceano tem tido, e continuará a ter, uma influência significativa na regulação do clima, através da absorção, armazenamento e transporte de calor, carbono e água.
g. As alterações na circulação do Oceano produziram mudanças consideráveis e abruptas no clima ao longo da história da Terra.