Subítens do Princípio 5
a. O tamanho dos organismos no Oceano varia desde o mais pequeno vírus até o maior animal que já habitou a Terra: a baleia azul.
b. A maior parte das formas de vida no Oceano são microrganismos que têm taxas de crescimento e ciclos de vida extremamente rápidos. Os produtores primários mais importantes no Oceano são microrganismos.
c. A maioria dos grandes grupos de animais possui representantes vivendo no Oceano.
d. A vida no Oceano fornece vários exemplos únicos de ciclos de vida, adaptações e relações importantes entre os organismos, tais como simbiose, predação e transferência de energia.
e. Há exemplos de ciclos de vida no Oceano que não são vistos no ambiente terrestre.
f. O Oceano é tridimensional, disponibiliza um vasto espaço vital e diferentes habitats, desde a superfície, passando pela coluna de água, até o fundo oceânico. A maior parte do espaço vital da Terra encontra-se no Oceano.
g. Os habitats oceânicos são definidos por fatores ambientais. Devido às interações de fatores abióticos (tais como, salinidade, temperatura, oxigênio, pH, luz, nutrientes, pressão, substrato e circulação) a vida no Oceano não está distribuída de forma uniforme, temporal ou espacialmente. Algumas zonas do Oceano abrigam ecossistemas mais diversificados e abundantes do que em qualquer outro lugar na Terra, enquanto que uma vasta extensão do Oceano parece um deserto.
h. Existem ecossistemas no Oceano profundo que são independentes da energia solar e de organismos fotossintéticos. As fontes hidrotermais submarinas e fontes frias de metano fornecem a energia química e térmica que sustenta a vida dos organismos quimiossintetizantes, que estão na base destas cadeias alimentares.
i. As marés, as ondas e a predação provocam padrões de zonação vertical, influenciando a distribuição e diversidade dos organismos.
j. Os estuários disponibilizam áreas importantes e produtivas de viveiro a muitas espécies marinhas.